SANTA FILOMENA




Santa Filomena era filha de um rei da Grécia, e sua mãe era também de sangue real; os dois não tinham filhos, e viviam oferecendo sacrifícios e preces a falsos deuses para consegui-los. O médico do palácio, de nome Públio, era cristão. Inspirado pelo Divino Espírito Santo, falou-lhes da nossa Fé, garantindo-lhes que suas orações seriam ouvidas se abandonassem os falsos deuses e abraçassem a Religião Cristã. Impressionados com o que ouviram, e tocados pela Graça, resolveram receber o Batismo, após o qual lhes nasceu uma linda filhinha no dia 10 de janeiro do ano seguinte. Imediatamente, chamaram-na de Lumena ou luz, por ter nascido à luz da fé. Na pia batismal deram-lhe o nome de Filomena, isto é, Filha da Luz.
Aos 13 anos seus pais a prometeram em casamento ao Imperador Romano Deocleciano que se encantou com sua beleza. Ela recusou essa união, pois tinha feito votos de virgindade, tornando-se assim "esposa" de Jesus. O Imperador ficou furioso e ordenou que colocassem na prisão e a castigassem horrivelmente, pensando que assim conseguiria fazer Filomena mudar de idéia, mas quanto mais ela sofria, mais amava Jesus; depois de 37 dias de sofrimento Nossa Senhora apareceu-lhe na prisão e curou-lhe de suas feridas. Filomena ficou ainda mais bonita!
Como o Imperador não conseguiu o que queria, mandou que a ferissem com flechadas. Com o corpo inteiramente ferido, a jovem foi lançada novamente na cadeia. Entretanto, no dia seguinte, Filomena foi encontrada com o corpo sadio e sem qualquer marca. O cruel Imperador ordenou, então, que a ferissem com flechas em chamas. Estas, porém, voltaram-se contra os arqueiros, matando a muitos. Por fim, ordenou que Filomena fosse jogada ao rio Tibre com uma âncora amarrada ao pescoço.

Um anjo cortou a corda e a correnteza levou a menina até a margem do rio. A multidão que presenciou esses milagres se converteu e glorificou a Deus. Por último Deocleciano mandou decapitar (cortar a cabeça) de Filomena e assim a heróica jovem morreu no dia 10 de agosto, uma sexta-feira, às 3 horas da tarde como Seu Divino Esposo.
Os fundamentos do culto a Santa Filomena se encontram nas Sagradas Relíquias, encontradas no dia 25 de maio de 1802, no cemitério de Santa Priscila (nas escavações das Catacumbas de Roma), e nas lições do seu Ofício introduzido pelo Papa Gregório XVI, que a declarou oficialmente Virgem e Mártir. Tantos e tão grandiosos foram os milagres e graças alcançados pela intercessão de Santa Filomena, que ela foi chamada Grande Taumaturga do Século XIX. Muitos Papas e santos foram devotos de Santa Filomena, entre os quais São João Maria Vianney. As relíquias de Santa Filomena ainda são preservadas em Mugnano, na Itália. Sua data comemorativa é 10 de agosto.
Santa Filomena é invocada para fortalecer a alma, curar os doentes, consolar os aflitos e alcançar favores de todo o gênero. É auxílio poderoso dos estudantes em seus exames. Também obtém para as mães grande facilidade no nascimento de seus filhos.

Nenhum comentário: